[GTER] RES: Problemas com e-mail
Cleber - Listas
cleber-listas at inetweb.com.br
Thu Feb 26 09:40:33 -03 2009
Olá Giuliano,
Se tiver acesso, verifique a quantidade de conexões disponiveis no SMTP do servidor. Por padrão, o limite é de 256 conexões simultaneas mas muitos administradores diminuem esse numero entre 50 / 75, exceto para o MX que pode ser um numero maior. Verifique também se não há uma politica de limite de conexões por IP.
Abraços, Cleber Saad
-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de GIULIANO (UOL)
Enviada em: quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 09:24
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: [GTER] Problemas com e-mail
Pessoal,
Bom dia,
Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
- Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
- Link Embratel de 2 Mbps
- IPs de Ligacao com Embratel /30
- Range de IPs publicos externos
- 65 micros
- Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
- Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.
- O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da Embratel (/30) na interface de saida do firewall.
Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente, mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.
Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de e-mails via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e tambem quanto a configuracao do MX.
O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o link, e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes na porta 25.
Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.
O que poderia vir a ser esse problema ? Nos ja tentamos mudar o IP de saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ...
mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.
Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ? Por onde comecar ? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao normalmente.
Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
Fico no aguardo,
Obrigado,
Giuliano
--
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