[GTER] Problemas com e-mail

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Thu Feb 26 09:24:10 -03 2009


Pessoal,

Bom dia,

Temos um cliente com uma topologia bastante simples:

- Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
- Link Embratel de 2 Mbps
- IPs de Ligacao com Embratel /30
- Range de IPs publicos externos
- 65 micros
- Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo

Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:

- Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.

- O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da 
Embratel (/30) na interface de saida do firewall.

Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente, 
mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o 
DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.

Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de e-mails 
via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.

Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e 
tambem quanto a configuracao do MX.

O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o link, 
e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes na porta 25.

Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que 
ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam 
parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.

O que poderia vir a ser esse problema ?  Nos ja tentamos mudar o IP de 
saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ... 
mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.

Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ?  Por onde comecar 
? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?

Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao normalmente.

Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de 
entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?

Fico no aguardo,

Obrigado,

Giuliano





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