[GTER] Problemas com e-mail
GIULIANO (UOL)
giulianocm at uol.com.br
Thu Feb 26 09:24:10 -03 2009
Pessoal,
Bom dia,
Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
- Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
- Link Embratel de 2 Mbps
- IPs de Ligacao com Embratel /30
- Range de IPs publicos externos
- 65 micros
- Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
- Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.
- O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da
Embratel (/30) na interface de saida do firewall.
Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente,
mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o
DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.
Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de e-mails
via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e
tambem quanto a configuracao do MX.
O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o link,
e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes na porta 25.
Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que
ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam
parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.
O que poderia vir a ser esse problema ? Nos ja tentamos mudar o IP de
saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ...
mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.
Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ? Por onde comecar
? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao normalmente.
Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de
entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
Fico no aguardo,
Obrigado,
Giuliano
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