[GTER] RES: ip privado em PtP

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Sun Feb 15 13:51:20 -03 2009

On Sun, 15 Feb 2009, Renato Frederick wrote:

> Mas com o esgotamento do IPV4, dificuldades em se obter AS e mesmo para os
> que tenham AS, ficar perdendo IP não é nada correto, acho os riscos
> aceitáveis. Talvez seja mais econômico lidar com uma centena de clientes que
> tenham problemas com esta implementação do que ter que correr atrás de mais
> blocos IP no futuro.

você tem algumas opções com IPs válidos:

1. usar interfaces 'unnumbered': desperdiça zero endereços, mas perde
alguma capacidade de debugging por não poder especificar a interface
específica por endereço;

2. usar uma rede /31 para os ponto-a-ponto. um /24 suportaria 64 p-a-p na
boa. "desperdiça" 50%, pois a cada IP alocado sobram dois de bobeira já
que na interface p-a-p não faz sentido endereço de broadcast;

3. /32 mesmo! cada ponta tem um endereço IP válido do próprio bloco da
LAN. é preciso habilitar "proxy arp". desperdício: zero. problema: nem
todo equipamento aceita esta "gambiarra". funciona em cisco e linux.

o pequeno "desperdício" de endereços, que é desperdício nenhum se você
optar por interfaces 'unnumbered', não justifica a perda de traçabilidade
(não é nada legal um traceroute que morre em endereços BCP-5 dando só
estrelinhas porque os pacotes de resposta não são roteáveis) e de
capacidade de diagnosticar problemas.

E se a preocupação é o esgotamento do V4, passe para V6 logo,
eventualmente tunelando V4. Hoje em dia tipicamente são alocados blocos
V6 /32, que tem aproximadamente 131564 vezes o número de Avogadro de
endereços!