[GTER] RES: Múltiplos links sem AS

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Feb 13 07:34:50 -02 2009

Rubens, bom dia! Interessante seu ponto de vista, me levantou algumas
dúvidas, seria bacana podermos discutir alguns deles, veja mais abaixo:

Você está sugerindo uma solução semelhante ao que o linkproof faz quando
detecta um link down? Remove o registro do DNS que já tem um TTL baixo?

> BGP é a melhor solução para continuidade de conexões longas como
> downloads e EDI, e como a maioria das redes transporta conexões dos
> dois tipos, a solução que eu prefiro indicar é fazer as duas coisas.
> Se isso exceder o que o valor que a indisponibilidade dos serviços
> acarreta, aí sim faz-se uma escolha de custo-benefício a favor de uma
> delas.

Não compreendi, como as duas coisas? Suponha que tenha a sessão BGP com 2
provedores e o tempo de recuperação do BGP seja alto. Neste caso seria um 2o
registro no DNS usando as faixas IP que os provedores forneceram? E um
linkproof verificando o meu peer bgp e em caso de problemas, removendo o
registro A do ASN e deixando o registro A do provedor funcionando?

eu pensaria em deixar uma segunda sessão BGP como backup e fazer as-prepend,
o tempo que a internet leva para convergir para o caminho maior e finalmente
o 1o link deixar de ser divulgado é tão alto?

Como comentei em outra discussão tive muitos problemas com a CTBC e no
período que ela parava a outra operadora assumia e não houve muita
reclamação. De fato a equipe técnica só notava isto quando os gráficos de
consumo do link se invertiam.

> Se a questão não for apenas disponibilidade, mas também a
> possibilidade de migração rápida que um ISP que designe IPs públicos
> fixos para seus clientes ou a conexão a pontos de peering, aí é
> inquestionável que BGP estará presente. Mas mesmo nesse caso não se
> deve assumir que o BGP resolverá a nessidade de disponibilidade e
> deve-se considerar complementar com mais uma camada de solução de HA.

Sem dúvida alguma! :)