[GTER] Múltiplos links sem AS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Feb 12 22:54:09 -02 2009

Fábio,

Me permita discordar desse ponto, que você citou agora mas é um ponto
de vista com grande número de defensores, inclusive nesta lista.

Eu questiono o tempo de recuperação que a solução usando BGP tem, que
pode chegar facilmente à casa do minuto. Uma solução utilizando testes
funcionais para o tráfego de saída (pode ser ping a cada poucos
segundos para um hop além do default gateway) e múltiplas entradas de
DNS para o tráfego originado externamente tem um tempo de recuperação
menor, na casa dos segundos, quando se trata de conexões de vida curta
como navegação HTTP.

BGP é a melhor solução para continuidade de conexões longas como
downloads e EDI, e como a maioria das redes transporta conexões dos
dois tipos, a solução que eu prefiro indicar é fazer as duas coisas.
Se isso exceder o que o valor que a indisponibilidade dos serviços
acarreta, aí sim faz-se uma escolha de custo-benefício a favor de uma
delas.

Se a questão não for apenas disponibilidade, mas também a
possibilidade de migração rápida que um ISP que designe IPs públicos
fixos para seus clientes ou a conexão a pontos de peering, aí é
inquestionável que BGP estará presente. Mas mesmo nesse caso não se
deve assumir que o BGP resolverá a nessidade de disponibilidade e
deve-se considerar complementar com mais uma camada de solução de HA.

Rubens