[GTER] RES: Múltiplos links sem AS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 13 19:10:59 -02 2009

> Você está sugerindo uma solução semelhante ao que o linkproof faz quando
> detecta um link down? Remove o registro do DNS que já tem um TTL baixo?

Isso também. Mas mesmo o Linkproof pode ser configurado para dar
somente uma, duas ou mais respostas de DNS; o que sugiro é sempre
configurar 2 entradas de DNS, quer seja com 2 ou mais upstreams. Isso
dá ao browser um ponto de recorrência enquanto o caminho da outra
entrada está convergindo, numa suposição de que o outro caminho não
esteja em convergência.

> Não compreendi, como as duas coisas? Suponha que tenha a sessão BGP com 2
> provedores e o tempo de recuperação do BGP seja alto. Neste caso seria um 2o
> registro no DNS usando as faixas IP que os provedores forneceram? E um
> linkproof verificando o meu peer bgp e em caso de problemas, removendo o
> registro A do ASN e deixando o registro A do provedor funcionando?

Não, seria anunciar por cada upstream um bloco mais específico do que
o CIDR geral, além do anúncio do CIDR geral. Assim, apesar de serem
IPs seus, cada bloco tem uma preferência por uma operadora.

> eu pensaria em deixar uma segunda sessão BGP como backup e fazer as-prepend,
> o tempo que a internet leva para convergir para o caminho maior e finalmente
> o 1o link deixar de ser divulgado é tão alto?

Depende do tuning de TCP de servidor e cliente. Normalmente os tunings
mais agressivos de TCP que se usam em servidores de alta demanda
sofrem mais com convergência do que tuning padrão.

> Como comentei em outra discussão tive muitos problemas com a CTBC e no
> período que ela parava a outra operadora assumia e não houve muita
> reclamação. De fato a equipe técnica só notava isto quando os gráficos de
> consumo do link se invertiam.

Reclamação do usuário só acontece quando o link ou aplicação não volta
a funcionar, porque ele sabe que se agora está funcionando, não
adianta mais reclamar. Isso não muda o fato de que a percepção dele de
qualidade é que o serviço soluçou.

Para dirimir essa dúvida, você pode ter robôs fazendo transações a
partir de acessos similares aos dos clientes... isso vai dar uma
sensação mais apurada da real disponibilidade do serviço.

Rubens