[GTER] RES: Múltiplos links sem AS

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Feb 12 10:03:10 -02 2009

> resolver foi feita uma gambiarra setando um ip de cada operadora em
> cada
> servidor e um script que verifica se o link
>
> esta down e caso positivo ele troca a rota default para o link ativo.

:-/ Muita programação hein? :)

No mercado há alguns appliances que fazem algo parecido, já foi discutido
aqui na GTER!

> Gostaria de saber se eu consigo que as operadoras
>
> que possuo link anuncie esses meus blocos ips.

Não. Uma operadora não irá aceitar tráfego de um bloco IP que é de outra. A
não ser quando você tem ASN e um CIDR associado ao seu ASN.

Você pode tentar um ASN privado entre as 3 operadoras, aonde elas se
comprometeriam a rotear o bloco das outras, mas particularmente nunca vi
isto sair da teoria e ser implementado, seja por dificuldades técnicas ou
contratuais.

> Sei que eu poderia obter
> um
> AS e fechar uma sessao bgp com as
>
> operadoras e anunciar meus blocos ali

Esta é solução mais correta tecnicamente e totalmente funcional.

> mas para obter um AS eu vi que
> preciso
> comprovar o uso de pelo menos 2000 ips.
>
> Como posso resolver isso? Se eu nao comprovar o uso desses ips todos eu
> nao
> consigo um AS?

Veja bem, não é tão "8 ou 80", você vai solicitar ao nic.br o ASN e CIDR e
terá que justificar a necessidade de /20. Este formulário é analisado por
uma pessoa e você tem a chance de prestar esclarecimentos, responder as
dúvidas do comitê e etc. Claro que se você possui 10 maquinas não irá
conseguir, mas se você é um webhost de médio tamanho, um ISP com centenas de
clientes corporativos, é mais fácil.

Tente preencher a requisição e enviá-la, se sua empresa está em crescimento,
possui necessidade de multihomed e redundância, grande uso de IP's, é um bom
caminho para conseguir.