[GTER] RES: Problema para ativar BGP com a CTBC

Gustavo Rodrigues Ramos gustavo at nexthop.com.br
Fri Feb 6 15:14:53 -02 2009

Olá,

2009/2/5 Alfredo Dal´Ava Júnior <alfredo.dalava at gmail.com>:
> Olá pessoal,
>
> Tenho diversos links PPP (ja tive com HDLC tambem) com balanceamento de
> carga apenas usando nexthop (na prática: varios gateways para 0.0.0.0/0 na
> minha ponta e vários gateways para meus IPs, no lado da operadora). Eles
> costumam chamar isto de "balanceamento por pacote". Não é MLPPP, mas
> funciona bem e não requer nenhum conhecimento adicional para configurar. A
> única exigencia das operadoras é ter todos os links. Não arrisco fazer o
> MLPPP com as operadoras e parece que eles não têm boa vontade em fazer
> também.

Já configurei alguns links MLPPP com operadoras no Brasil que
funcionaram (e estão funcionando) muito bem. Da mesma forma como
também já tive experiências bem desagradáveis...

> PS: muitos dizem que este tipo de balanceamento dá problemas com pacotes
> fragmentados, que podem chegar desordenados e terem que ficar no buffer
> esperando outros pedacos, para ser remontado. Faz sentido... mas isso nunca
> causou nenhum problema que eu tenha visto. (tenho link de 16Mbps,
> fracionados em 8 circuitos de 2Mbps trabalhando desta forma).

O problema do balanceamento por pacotes é que os fluxos de pacotes
contínuos (voz e vídeo udp, por exemplo) _podem_ chegar desordenados
ao destino devido a latência diferente entre os links. Por isso a
Cisco, por exemplo, tem como padrão o balanceamento por destino quando
se utiliza o CEF (ou outros mecanismos de forwarding em plataformas
específicas, tal como o PXF).

Gustavo.