[GTER] RES: Problema para ativar BGP com a CTBC

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Thu Feb 5 10:09:02 -02 2009

Olá pessoal,

Tenho diversos links PPP (ja tive com HDLC tambem) com balanceamento de
carga apenas usando nexthop (na prática: varios gateways para 0.0.0.0/0 na
minha ponta e vários gateways para meus IPs, no lado da operadora). Eles
costumam chamar isto de "balanceamento por pacote". Não é MLPPP, mas
funciona bem e não requer nenhum conhecimento adicional para configurar. A
única exigencia das operadoras é ter todos os links. Não arrisco fazer o
MLPPP com as operadoras e parece que eles não têm boa vontade em fazer
também.

PS: muitos dizem que este tipo de balanceamento dá problemas com pacotes
fragmentados, que podem chegar desordenados e terem que ficar no buffer
esperando outros pedacos, para ser remontado. Faz sentido... mas isso nunca
causou nenhum problema que eu tenha visto. (tenho link de 16Mbps,
fracionados em 8 circuitos de 2Mbps trabalhando desta forma).

[]'s
Alfredo