[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Tue Feb 3 12:51:44 -02 2009

> Olá Alfredo,
>
> Eu acho que eu não fui muito claro na minha primeira mensagem [1].
> Então vou tentar novamente.

> Normalmente os contadores da interface contabilizam o tráfego da
> camada 3 em diante (não contabilizando a camada 2 ou mesmo utilizando
> um valor de overhead que não corresponde à realidade). Mas isso
> depende da plataforma/fabricante que você está utilizando. Veja o
> exemplo [2]. É um documento um pouco "velho", mas serve para
> exemplificar.

Gustavo,

Os contadores de uma interface física (ethernet por exemplo) DEVEM contar
cada byte transmitido no cabo, afinal o dado esta lá e terá que ser
contabilizado para que você possa dimensionar corretamente sua estrutura
baseado no seu trafego real e não só no seu payload (trafego IP).

Veja que estas estatisticas podem ser feitas em camadas diferentes no
sistema, todos contadores de interface que vi não levam em consideração o
que esta sendo transmitido (o driver da placa de rede por exemplo não
entende nada de IP) e assim simplesmente se contabiliza a quantidade de
dados que foi transmitida (incluindo todo o cabeçalho ethernet). Afinal de
contas o dado FOI enviado, CONSUMIU banda (e tempo) e deve ser
contabilizado.

Se você quer contabilizar apenas seu trafego IP, construa um contador
baseado numa regra de firewall, assim você estará contabilizando apenas o
trafego IP de determinado IP sem qualquer overhead.

Aplicações de QoS variam conforme sua implementação, mas em geral precisam
ter uma idéia do meio de transmissão (bem como as tecnicas para controle de
fluxo no meio) e da quantidade de dados que trafegam para que seja possível
se fazer um controle de qos eficiente. Provavelmente o qos não é
implementado na mesma camada que os contadores da interface, possivelmente
porque o qos pode ser aplicavel somente a um parcela do trafego na interface
e não sobre o trafego total.

No caso da ethernet, acredito que os primeiros bits (preamble) não são
contabilizados, pois eles são gerados (e depois removidos) pelo próprio
hardware e servem apenas para sincronização. De qualquer maneira são 64bits
"a mais" para cada pacote transmitido/recebido. O overhead (por um motivo ou
outro) é parte intrinsica de qualquer sistema de transmissão.

Cada vez mais esse assunto me lembra um cachorro correndo atrás do próprio
rabo...

[]'s
Luiz