[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Tue Feb 3 15:20:16 -02 2009

2009/2/3 Gustavo Rodrigues Ramos <gustavo at nexthop.com.br>

> Eu acho que eu não fui muito claro na minha primeira mensagem [1].
> Então vou tentar novamente.

Olá Gustavo, também penso o mesmo à respeito. Vamos tentar esclarecer! :)

> Normalmente os contadores da interface contabilizam o tráfego da
> camada 3 em diante (não contabilizando a camada 2 ou mesmo utilizando
> um valor de overhead que não corresponde à realidade). Mas isso
> depende da plataforma/fabricante que você está utilizando. Veja o
> exemplo [2]. É um documento um pouco "velho", mas serve para
> exemplificar.

No meu caso quem contabiliza é o net-snmp rodando em um Linux 2.6. Nas
experiências que eu fiz, o SNMP contabiliza sim o fluxo Ethernet+IP,
inclusive broadcasts. Em interfaces seriais, ele contabiliza também o fluxo
HDLC+IP ou PPP+IP. Portanto, a minha medição em Mbps corresponde à
OVERHEAD+PAYLOAD, à partir dos frames ETHERNET (e inclusive).
Estes 2Mbps perdidos em overhead (se for overhead mesmo) estão dentro do
modem ótico da Asga, abaixo da camada Ethernet, pra piorar a situação.

Em resumo: já que o produto que compramos se chama IP CONNECT (ou similar),
e já que o meu SNMP contabiliza  ETHERNET+IP, a taxa real deveria ser um
pouco acima dos 34Mbps ou então os próprios 34Mbps "cravados", caso esteja
pagando pelo overhead do frame ethernet. Nenhuma das duas hipóteses explica
a taxa máxima de 32Mbps...
Oq vc não entendeu na minha resposta anterior é que a medição de ~32Mbps já
está inclusa OVERHEAD+PAYLOAD do próprio frame ethernet.

> No meu caso, os 2Mbps perdidos são sim overhead da OPERADORA, e não meu,
> não
> estas
> pela
>
> Não sei se entendi muito bem o que você quis dizer... Mas, como o
> Rubens já comentou, será que existe algum provedor de acesso que
> contabiliza somente os dados do usuário e descarta o overhead de
> camada 3, 4, etc para fechar a franquia mensal do usuário? :-)

No caso que estamos discutindo, trata-se de um link FULL DUPLEX, com 100% de
garantia de banda.
No caso de provedores de acesso vai depender do sistema e de cada provedor,
onde teremos centenas de combinações possíveis. Tomando por exemplo: uma
conexão PPPoE, utilizando contadores através do iptables: só será
contabilizado o tráfego da camada IP pra cima, da mesma forma que o
limitador de banda irá atuar na camada IP.... ou seja, os overheads Ethernet
e PPPoE são descontados. Assim é uma contabilidade "justa" para o cliente,
que "paga pelo IP", e não pelo PPPoE. Não vou entrar no mérito das camadas X
ou Y porque são números de referência e entramos em contradição,
principalmente quando há encapsulamento de muitos protocolos. Mas de
qualquer forma, a medição na interface deste cliente será um pouquinho
superior à banda contradada, já que na limitação feita no provedor é
descartado os overheads Ethernet e PPPoE, que vêm de "brinde". :)

Resumindo: A desculpa da perda dos 2Mbps por Overhead Ethernet+IP não cola.
Se não for descuido da operadora, a verdade é que o conversor Asga de 34Mbps
na verdade só entrega 32Mbps na porta Ethernet, ou seja, propaganda
enganosa. Se ele trabalha internamente a 50Mbps, gastando 18 em overhead não
interessa, o que interessa é o verdadeiro throughput na porta ethernet do
cliente, que é vendido como 34Mbps.

espero ter sido mais claro...

 []'s
Alfredo