[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Gustavo Rodrigues Ramos gustavo at nexthop.com.br
Tue Feb 3 11:59:44 -02 2009

Olá Alfredo,

Eu acho que eu não fui muito claro na minha primeira mensagem [1].
Então vou tentar novamente.

2009/2/2 Alfredo Dal´Ava Júnior <alfredo.dalava at gmail.com>:
> Afinal, o SNMP na interface fastethernet, contabiliza ou não contabiliza o
> overhead IP? Na minha opinião, é claro que SIM. Há uma pequena confusão
> aí: o que eu meço na interface já está contabilizado o overhead
> IP/TCP/UDP/ARP/ETHERNET. É contabilizado TUDO oq passou pela minha porta. Se
> o link for serial PPP ou HDLC ou PPPoE, este também é contabilizado, não há
> motivo para surpresas no gráfico.

Normalmente os contadores da interface contabilizam o tráfego da
camada 3 em diante (não contabilizando a camada 2 ou mesmo utilizando
um valor de overhead que não corresponde à realidade). Mas isso
depende da plataforma/fabricante que você está utilizando. Veja o
exemplo [2]. É um documento um pouco "velho", mas serve para
exemplificar.

> No meu caso, os 2Mbps perdidos são sim overhead da OPERADORA, e não meu, não
> chega na minha porta, está dentro do backbone dela e portanto ela deve
> absorver este "custo" de transporte. Inclusive ela ja deve(ria) prever estas
> "perdas" no "aluguel da porta", que vem detalhado na fatura. Não passou pela
> interface, não foi eu quem usei, "simples assim".

Não sei se entendi muito bem o que você quis dizer... Mas, como o
Rubens já comentou, será que existe algum provedor de acesso que
contabiliza somente os dados do usuário e descarta o overhead de
camada 3, 4, etc para fechar a franquia mensal do usuário? :-)

Gustavo.

[1] http://eng.registro.br/pipermail/gter/2009-January/021735.html
[2] http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_0s/feature/guide/12sl2os.html