[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Mon Feb 2 22:45:52 -02 2009

Afinal, o SNMP na interface fastethernet, contabiliza ou não contabiliza o
overhead IP? Na minha opinião, é claro que SIM. Há uma pequena confusão
aí: o que eu meço na interface já está contabilizado o overhead
IP/TCP/UDP/ARP/ETHERNET. É contabilizado TUDO oq passou pela minha porta. Se
o link for serial PPP ou HDLC ou PPPoE, este também é contabilizado, não há
motivo para surpresas no gráfico.

No meu caso, os 2Mbps perdidos são sim overhead da OPERADORA, e não meu, não
chega na minha porta, está dentro do backbone dela e portanto ela deve
absorver este "custo" de transporte. Inclusive ela ja deve(ria) prever estas
"perdas" no "aluguel da porta", que vem detalhado na fatura. Não passou pela
interface, não foi eu quem usei, "simples assim".

PS: acredito que este exemplo também sirva para o caso do nosso colega com
os 10Mbps. Que seja então cobrado na fatura o equivalente a 9,8Mbps, usando
os 10Mbps apenas como valor de referência.

[]'s
Alfredo