[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Mon Feb 2 11:02:24 -02 2009

Senhores,

 no caso da perda de 200kbps com 10Mbps do nosso colega e o meu com perda de
2Mbps em 34Mbps, tirando a parte jurídica (que nao vem ao caso agora) e
olhando apenas o lado técnico: o overhead de TCP/IP no meu entendimento é
sim contabilizado pelo SNMP (faço consultas rápidas com o STG, para pegar os
"picos"), ja que o mesmo contabiliza os frames recebidos na interface,
independente de protocol. Ou seja, estes 2Mbps são overhead do meio fisico,
do protocolo ponto a ponto do equipamento ótico, totalmente transparente
para o equipamento do cliente.
Se a interface é fastethernet, o SNMP contabiliza inclusive o frame
ethernet+overhead, não é isso??

Voltanto ao jurídico... ou seja.. estes 2Mbps "perdidos" são 2MBps que nunca
chegarão na interface do cliente e portanto o cliente não deveria ter ser
cobrado por eles. O equipamento trafega a 34Mbps mas só entrega para o
cliente 32Mbps.. ou seja.. com este equipamento, a operadora só poderia me
oferecer 32Mbps com este tipo de equipamento. Conforme foi comentado na
lista, ja ouvi casos de operadoras que entregam um pouco a mais para
"suprir" esta perda, mas isto quando o equipamento é superdimensionado para
a banda contratada.

[]'s
Alfredo