[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Renato Frederick frederick at dahype.org
Mon Feb 2 01:12:13 -02 2009

Prezados...

Vocês costumam fazer um churrasco no final de semana para celebrar o
descanso com a família e amigos?

Pois bem, eu costumo fazer, tudo bem que este final de semana trabalhei, por
isto estou aqui escrevendo este email!

Brincadeiras a parte, voltando ao assunto do churrasco, já notaram que na
embalagem[1] fala que o produto pode sofrer alteração de peso devido às
características naturais do carvão?

Pois bem:  Açúcar não sofre disto, tanto que no pacote[2] não vem esta nota.
Qualquer outro peso seria má fé da empacotadora e caberia recurso junto ao
PROCON.

Sobre  o link de 9.8:

A característica técnica do protocolo ethernet permite que a mesma tenha uma
variação para menos. Os gurus do IP/TCP podem explicar isto melhor que eu,
aliás já foi bem explicado aqui na GTER.  Caso qualquer um queira levar isto
a julgamento, o réu com um bom advogado aparado por um laudo técnico, vai
comprovar isto e encerrar o assunto por aí.

Creio que este assunto já se alongou demais e a explicação técnica é a que
Rubens já enviou, aliás de maneira muito clara e sucinta:

"redes orientadas a pacotes cujo tamanho variável faz o overhead ser
dependente do perfil de tráfego".

Um detalhe importante é que não é bom trabalhar no limite de uso de
recursos. Se 200Kbit já está sendo fator para preocupação em um link de
10Mb, isto indica que a ocupação de rede passou de 98% e que um upgrade é
urgente!!!

[1] http://imagenes.acambiode.com/img-bbdd/embalagem.jpg
[2] http://www.medem.com.br/admin/produtos/KQVS3485722828.jpg