[GTER] Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sun Feb 1 21:35:52 -02 2009


casfre at gmail.com wrote:
>> Aí que mora o overhead: ele passa na porta, é contabilizado na porta...
>> porém, em camada de de aplicação ele não é contabilizado, pois é justamente
>> o encapsulamento do pacote, seja ATM ou MPLS...
> 
>      Cá, do outro lado, como consumidor final, eu já me "desgastei"
> com a operadora que me vendeu um ADSL de 1.2Mbits/s, mas que nunca
> passa de +-1050kbits/s (isso dentro da rede da própria operadora,
> medido pelo iptraf). No HelpDesk aparecem explicações que não
> convencem, como "perda pela distância" (modem alinhado corretamente,
> níveis de sinal/ruído/atenuação dentro do normal).
> 
>      Essa conexão usa PPPoE, logo, o overhead é ainda maior e é para
> onde "some" o restante do que foi contratado, certo? Se é para se
> obter apenas 1.0Mbits/s, então que se mude o nome do produto para 1.0
> ou se faça a compensação da dita "perda". É um dilema como o
> apresentado pelo Rubens (operadora/provedor/cliente).
> 
>     Quanto ao CDC, embora ajude, às vezes é mais complicado que o
> problema em si (pelo menos foi, quando precisei). Acho que o único
> jeito para isso é um orgão regulador (se é que isso é bom) que
> determine exatamente que medidas devem ser usadas e o que não pode/não
> pode ser dito ao cliente sobre as velocidades. Só não sei se isso vai
> causar ainda mais problemas, demoras, burocracia, confusão...
> 
>      Não sendo assim (regulado) o aceitável seria que quem contrata
> determinado link já saiba que, ao contratar Nbits/s de link usando
> tecnologia X, haverá perda de Y? Seria, então, o caso de contratar
> N+perda caso haja limites extremos de necessidade?
> 
> 

Nao sei como e' a legislacao no Brasil, mas ao menos em uma ilha do 
caribe, a carrier definiu os parametros dos DSLAMs para oferecer 
'payload de usuario' nos valores do contrato, e como era de se esperar, 
isto representava um pouco mais na configuracao do DSLAM (que faz ATM 
sempre no last mile), nao lembro exatamente, mas era algo como uns 10%.



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