[GTER] Multilink

Renato Ornelas renato.ornelas at gmail.com
Mon Aug 3 10:33:31 -03 2009

Você so consegue balancear o que você envia (upload). No Cisco, você pode
subir as 2 rotas com o mesmo destino e a mesma métrica que ele faz o
balanceamento. Existe a opção por destino e por pacote. O ideal é usar o
load-share por pacote (
http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_0s/feature/guide/pplb.html) que vai
fazer o seu link gastar mais proporcionalmente (por destino, pode fazer com
um destino muito popular ir sempre pelo mesmo link, deixando-o
congestionado, enquanto o outro fica livre). Mas se o seu consumo de upload
for pequeno e couber em apenas um dos links, qualquer uma das opções vai dar
conta do recado. O que é fundamental, é que o lado da operadora faça o
balanceamento também.
Recentemente, tentei inutilmente com a Embratel fazer desta forma.. Eles
somente aceitaram fazer com um multilink PPP.

Renato Ornelas