[GTER] Multilink

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Aug 3 12:59:33 -03 2009

Eduardo Augusto wrote:
> Seguinte .. tenho 1 router cisco com 2 links de internet de 2mb cada.
> Eu quero fazer o balanceamento de carga, pesquisando vi algumas configurações do Multilink, mas 1 coisa não entendi:
>  - Quando ele é configurado, as seriais ficam sem ip e é criada uma interface Multilink, eu só não entendi qual é o ip que tenho q colocar nessa interface multilink... sendo q as minhas seriais sao /30 e logicamente de redes diferentes ...

MultilinkPPP (MLPPP) é um enlace ponto-à-ponto, você só gasta IP nele se
quiser (em Cisco, pelo menos): pode apontar a rota para a interface em
lugar de apontar para "o IP da interface irmã".

Claro que os dois lados tem que ter configuração compatível.  O pessoal
de operadora prefere usar um /30 e ter IPs nas duas interfaces, que
nesse caso são os agregados MLPPP, *e não os enlaces PPP componentes do
mesmo*.

> Alguém já mexeu com isso !?

Sim. Segue nossas experiências aqui na IMA:

Multilink PPP permite fragmentar pacotes com o objetivo de intercalar
pacotes menores no meio para tráfego que não pode sofrer muita latência,
e a 2mbit/s isso talvez ainda consiga fazer alguma diferença.

Além disso, o MLPPP com n enlaces fragmenta cada pacote em n
componentes, e transmite os fragmentos componentes ao mesmo tempo (1 por
enlace).  Por isso, um enlace MLPPP 2+2Mbit/s consegue transmitir a
4Mbit/s, e o balanceamento é perfeito (obs: lembre-se do overhead do
encapsulamento PPP).   Por outro lado, se você não fizer seu serviço
direito no QoS, um usuário vai conseguir usar o enlace inteiro no MLPPP,
enquanto que com enlaces independentes, é mais difícil monopolizar.

Use MLPPP em enlaces iguais ou muito parecidos (em banda e latência) se
não quiser ter problemas, o pior enlace componente (seja em banda ou
latência) vai definir a performance do enlace agregado.

Para pacotes bem pequenos, o MLPPP tem latência maior que HDLC.  Para
qualquer coisa maiorzinha que possa ser fragmentada nos n enlaces, o
MLPPP ganha de longe (se comparado com enlaces independentes rodando
HDLC ou PPP).

Usamos aqui um MLPPP de 12Mbit/s (6 canais de 2Mbit/s) durante vários
meses, usando fair-queue no agregado (acho, não me lembro com certeza).
Funciona muito bem.

MLPPP demanda bem mais recursos do roteador (CPU e memória) que dois
enlaces independentes em HDLC.

MLPPP torna trivial aumentar (ou diminuir) a capacidade do enlace
agregado, com tudo no ar.  Hoje em dia não deve ser nada comum usar
assim, mas no Cisco pode inclusive ativar ou desativar enlaces
dependendo da demanda...

PS: "Lembre" o pessoal da operadora que os diversos enlaces componentes
do MLPPP precisam chegar no mesmo roteador, e em caso de roteadores
Cisco com processamento distribuído, na mesma PLACA!   Aqui, demorou a
ativação porque na operadora, acharam de colocar metade das E1 numa
placa e a outra metade em uma placa diferente... caia o enlace MLPPP o
tempo inteiro.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.