[GTER] Informação - ATM baixo custo

Leandro M Bertholdo berthold at penta.ufrgs.br
Wed Oct 22 18:35:51 -02 2008

Oi Miguel,

Já passamos por redes ATM aqui, e tivemos vários problemas que nos levaram a
desistir da tecnologia, quando vi tua mensagem não resisti em tentar faze-lo
repensar o assunto. Alguns dos meus cabelos brancos vieram deste "negocio
ai"...

1-preço (quase 3x, na época, acima de qualquer outra tecnologia)
2-falta de pessoal capacitado (isso é muito critico)
3-troubleshooting bastante difícil, geralmente dependendo de equipamentos
externos (analisadores de protocolos)
4-no final das contas ninguém roda ATM puro, como proposto pelo protocolo,
ai a solução acaba sendo uma rede ethernet emulada, o que fica pior que uma
rede ethernet normal. Como qualquer coisa emulada, existia alem de tudo
algumas instabilidades de software e sobrecarga de processamento. Na época,
um PC 233MHz tinha dificuldades para encher uma interface 25Mbps ATM.
5-tem ~20% de perda na taxa útil de transmissão...
6-outro ponto: se você usa SVCs (certamente usara nos pcs) tem um delay não
desprezível a cada nova conexão.

Em suma, o que ficou na minha memória: Fuja de ATM como o diabo foge da
cruz....ATM em LAN, nem pensar! No meu entender, os únicos que ainda tem
alguma justificativa plausível para usar ATM são as Teles!

Obs: se você gosta de tamanho fixo de pacotes, de uma olhada em IPv6. Como o
header é "fixo", podes controlar o resto pela aplicação. O frame vai
refletir isso. Se precisar de mais buffer L2 passe para 1Gbps...

Meus 0,02...
Leandro Bertholdo.