[GTER] Informação - ATM baixo custo

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Oct 22 19:32:03 -02 2008

> Meus dois centavos:
>
> NICs Ethernet implementam buffers e geralmente possuem controle de fluxo.

Voce esta falando de pause frames e etc ?
Eles sao de 'sentido' local, o link entre o seu dispositivo e o switch, so
que sim, sao um tipo de flow control.

> A (des)vantagem do ATM nesse quesito é tratar a questão no control plane,
> mas isso torna uma rede local um verdadeiro pesadelo.
>
> Com as velocidades atuais (100/1000BaseT), não faz muito sentido investir
> na eletrônica do SerDes, que monta/desmonta as células de 53 bytes. O
> tempo de transmissão de um frame de 1500 bytes já é praticamente
> negligenciavel.

Nao sao os SERDES pelo que lembro, sao os SAR que fazem isto, SERDES tem
em dispositivos puramente Ethernet e etc.

> Eu fico feliz com o diffserv e fazer a priorização do tráfego nó a nó
> através da marcação dos frames. Ethernet também implementa QoS (COS).

Concordo em numero genero e grau.
QoS so tem mais significado onde tem gargalo, na LAN, para voce ter
gargalo, a velocidade de 1G e acima, tem que estar com aplicacoes bem
pesadas, porem, o proprio QoS de switches (diffserv de preferencia),
resolve isto perfeitamente.

Para enfatizar, se restou duvida da minha opiniao pessoal.

Eu estive envolvido com ATM por um bom tempo (lembro de uma rede LANE que
coloquei no ar creio em 1996 ou 1997, da calafrios de pensar hoje em dia)
e ate uns 18 meses atras ainda trabalhava com isto), e posso ecoar aqui a
opiniao de todos os outros, fuja, nem olhe para tras, nao somente
conhecimento de ATM e afins hoje em dia e' muito pequeno, como o suporte a
produtos, componentes, falta de economia de escala, fazem o custo de
manter a tecnologia alto, ainda mais se voce estiver falando de uma LAN.