[GTER] Broadcast em Interfaces Seriais

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Oct 6 18:21:04 -03 2008

Danton Nunes wrote:

> da RFC5309 (se bem que é um draft, depois procuro as mais solidificadas):
>
>    The IP unnumbered configuration is widely used in networks.  It
>    enables IP processing on a point-to-point interface without an
>    explicit IP address.  The IP unnumbered interface can "borrow" the IP
>    address of another interface on the node.  The advantages of
>    unnumbered point-to-point links are obvious in the current IP
>    addressing environment where addresses are a scarce resource.  The
>    unnumbered interface can also be applied over p2p-over-lan circuits.

> [...]

Humm...entao e' o gato que os RAS/BRAS usavam para ter gente 'atras'
dele sem toneladas de /30.
Nao sabia que valia para link PPP normal, nao e' o /32 por si, mas o
unnumbered que e' na verdade, para o link 'local', do outro lado, fica o
/32 somente valendo. Algo como:

LAN (10.0.0.1/24)----Varias WAN, cada uma com 10.0.1.1/32, 10.0.1.2/32 e
por ai vai, mas com 10.0.0.1 como 'parceiro' na negociacao de IP
Addresses do IPCP, o "usuario remoto dialup/etc" usa o 10.0.0.1.1-n/32
mas todos estes links PPP 'terminam' no 10.0.0.1/24...

Nao conhecia o uso em links PPP dedicados, mas faz algum sentido.