[GTER] Broadcast em Interfaces Seriais

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 6 18:16:59 -03 2008

On Mon, 6 Oct 2008, Julio Arruda wrote:

> Hummm..interesssante, voce tem em que RFC definem isto, o do /31 eu lembro,
> mas nunca tinha visto o /32. Imagino como isto aparece na LSDB e que next
> hop aparece no 'sujeito' do outro lado..

da RFC5309 (se bem que é um draft, depois procuro as mais solidificadas):

    The IP unnumbered configuration is widely used in networks.  It
    enables IP processing on a point-to-point interface without an
    explicit IP address.  The IP unnumbered interface can "borrow" the IP
    address of another interface on the node.  The advantages of
    unnumbered point-to-point links are obvious in the current IP
    addressing environment where addresses are a scarce resource.  The
    unnumbered interface can also be applied over p2p-over-lan circuits.

Um arranjo que é (ou foi, no tempo dos dialups) muito comum é ter um servidor
de comunicações usando endereços IP de uma LAN e fazendo proxy-arp para
roteá-los. do lado do servidor todas as interfaces seriais tem um mesmo
endereço (que normalmente é o da LAN) e cada outra ponta (o modem do usuário)
tem um endereço da rede local, porém configurado como /32 e com rota default
para a serial. O resultado desse arranjo é que todo mundo fala com todo mundo e
o 'broadcast' não vaza de um para outro.

veja também a RFC1812 (remendada pela 2644), especialmente a seção 2.2.7