[GTER] Broadcast em Interfaces Seriais

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Oct 6 16:21:00 -03 2008

Danton Nunes wrote:

> faz sentido broadcast em uma interface ponto-a-ponto? acho que não, né?

Depende...RIP usaria broadcast em interfaces ponto-a-ponto, e OSPF usa
multicast em interface ponto a ponto (224.0.0.5 se nao me engano, mas
por ai)..creio que vale ai o 'mesmo' ponto de vista, precisar nao precisa..

> agora não confunda endereços tipo 192.168.1.255 com endereço de
> broadcast. NÃO é a mesma coisa, pois a noção de broadcast só existe no
> contexto da rede local, em função do netmask.
>
> em sistemas operacionais decentes pode-se usar endereços /32 em
> interfaces ponto-a-ponto, sem espaço para broadcast.

Nao seriam /31 para interfaces ponto-a-ponto
/32 pelo que sei somente para loopbacks.