[GTER] BGP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri May 30 10:05:07 -03 2008

Habilite trunk 802.1q nas portas do switch L3 que ligam o Roteador1 e
o Roteador2, para que haja um caminho direto entre eles, onde tanto
roda IBGP quanto há um caminho independente do roteamento do switch L3
(para essa conexão especificamente ele trabalharia como L2)

Já para clientes conectados ao switch L3, é melhor trabalhar com
roteamento não-ótimo: o default gateway é o Roteador1, que irá mandar
para o Roteador2 em função de alguma política sua. Você pode proteger
contra falhas do Roteador1 usando HSRP ou IP SLA se o switch for
Cisco, ou VRRP em caso de equipamentos RFC-compliant.

Rubens