[GTER] Log de Placas em roteadores de vários fabricantes

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu May 29 22:16:22 -03 2008

2008/5/29 Rafael Venancio Dias <rafael.venancio at oi.net.br>:
> Oi pessoal, eu preciso fazer um inventário de placas instaladas em vários roteadores de vários fabricantes direntes (Cisco 7200 e 7600, Huawei NE40 e NE 60, Switch Metro Alcatel...).
> Alguem conheçe alguma ferramenta que possa fazer isso automaticamente ?
> Estou querente criar uma ferramenta (script bash) que pegaria os log´s dos roteadores e switches e depois eu trataria os dados para apresentação (MySQL + PHP), alguém recomenda algo ?

Rafael, esse tipo de informação não tem MIB padronizada, é sempre de
Enterprise MIBs e mesmo num mesmo fabricante varia de modelo para
modelo (especialmente quando o mesmo fabricante começa com C).

Eu acho que a melhor base para se customizar algo desse tipo é o
Rancid (http://www.shrubbery.net/rancid/), que tem como objetivo
coleta de arquivos de configuração. Se você especializar os comandos
de coleta para inventário ("show chassis" etc.), já vai ter uma
descrição não estruturada (textual), mas que já vem com log de
diferenças (diff de texto) de uma coleta para outra, o que te dá algo
que todo operador busca que é controle de alterações de hardware.

Esse mesmo texto pode ser indexado por full-text-search, o que vai
tornar esse sistema o Google do seu inventário... só o que ele não vai
te dar é respostas tipo COUNT(placas) where modelo contains "PIC"),
que dependeria de um banco de dados estruturado. Mas isso dá tanto
trabalho de fazer de forma automatizada num ambiente heterogêneo, que
eu acho que não compensa (pois as outras necessidades já estariam
atendidas por busca textual e por geração automática de diffs).

Rubens