[GTER] Filtragem de servidores DNS?

Nélio Souza Santos Filho furia.mg at gmail.com
Tue Jun 10 14:11:18 -03 2008

c0re dumped escreveu:
> Acontece com minha conexão também...  ADSL da BrasilTeleEnganção, mais
> conhecida como BrTurbo, que supostameente era pra ser de 2 mega, mas
> não chega nem a 1 mb...
>
> Isso é algum tipo de filtragem (muito) mal feita de UDP, porque mesmo
> mudando o meu nameserver pra os do OpenDNS (ou qualquer outro), as
> falhas continuam a acontecer. As vezes param de ocorrer (quando eles
> desativam o filtro) e depois voltam.
>
> Mas o que esperar de uma operadora onde os técnicos que devem dar
> manutenção in loco nos roteadores e circuitos defeituoso não sabem nem
> [...]

*Talvez, uma possibilidade*, _SE_:

ao invez de deixar o dnscache (ou no caso, o OpenDNS) ir buscar nos
*root servers*, vc apontasse para o do seu provedor de serviços, no caso
o provedor da BrTurbo.

Veja:

Realmente é muito grande a probabilidade de eles terem feito um filtro
"mal" (com todas as interpretações) feito e com isto, ter bloqueado o
acesso a porta 53 em UDP, "confundindo" (aff rsrsrs) com um P2P.

Porém, *vamos imaginar* que: os outros usuários, que não possuem DNS,
precisam do DNS deles para acessar, então, se o acesso ao servidor de
DNS deles estivessem com problemas, eles teriam muitas ligações.

Ou seja, possivelmente o acesso ao deles está funcionando perfeitamente,
e por isto, se vc apontar ao invés dos root servers para o servidor de
DNS deles, *pode ser que* passe a funcionar.

O mais importante do dnscache é que vc ainda mantem a funcionalidade de
não enviar 100% das requisições a eles, além é claro, de pode montar
"NS's" internos (locais).

Sei lá, *talvez* isto seja um caminho. Não é?

Abraços,

Nélio Souza Santos Filho
E-mail: nelio.santos at terra.com.br