[GTER] Filtragem de servidores DNS?

c0re dumped ez.c0re at gmail.com
Tue Jun 10 15:29:17 -03 2008

> Realmente é muito grande a probabilidade de eles terem feito um filtro "mal"
> (com todas as interpretações) feito e com isto, ter bloqueado o acesso a
> porta 53 em UDP, "confundindo" (aff rsrsrs) com um P2P.

Grande é bondade tua.. rs... eu diria que é 100% certo.

> Porém, *vamos imaginar* que: os outros usuários, que não possuem DNS,
> precisam do DNS deles para acessar, então, se o acesso ao servidor de DNS
> deles estivessem com problemas, eles teriam muitas ligações.

Eheheh.. com certeza vc nunca precisou ligar no suporte da BrT... se
você for atendido em menos de 25 min, pode cobrar a cerveja que eu
pago.

Além disso, o problema - como descreveram no primeiro e-mail -
acontece ora sim, ora não. Pra um usuário leigo - ou seja, pra 99% -
isso pode passar desapercebido. Basta o cara dar um F5 e pronto, a
página aparece...

> Ou seja, possivelmente o acesso ao deles está funcionando perfeitamente, e
> por isto, se vc apontar ao invés dos root servers para o servidor de DNS
> deles, *pode ser que* passe a funcionar.

Mas passei a usar o OpenDNS justamente por que tinha esse problema com
o nameserver deles... se estivesse funcionando direitinho com certeza
preferiria deixar com o DNS padrão, apesar de já ouvir de diversos
usuários que a resolução de nomes pelo OpenDNS é bem mais rápida que
pelos da BrT.

> O mais importante do dnscache é que vc ainda mantem a funcionalidade de não
> enviar 100% das requisições a eles, além é claro, de pode montar "NS's"
> internos (locais).
>
> Sei lá, *talvez* isto seja um caminho. Não é?

Sem dúvida, concordo 100%. Mas é um tanto quanto frustrante pagar
(caro) por um serviço e ter uma qualidade dessas. Sei que os caras não
estão nem aí, mas é a empresa que tem que se adpatar ao cliente, não o
inverso. Se pra toda cagada que fizerem na rede deles, nós clientes
tenhamos que fazer uma gambiarra, deveria ser dado um desconto no
valor da mensalidade. Nada mais justo.

[]'s

--
http://www.webcrunchers.com/crunch/