[GTER] redundancia ADSL

Felipe Munhoz munhoz at gmail.com
Thu Jul 31 21:21:47 -03 2008

Olá agradeço a todos pelas contribuições enviadas, infelizmente tive um
contratempo em um dos links da empresa e não estou podendo realizar os
testes.

Assim que possivel vou testar as sugestões dadas.

2008/7/31 ß10f@ ††K <fabiosk at gmail.com>

> [...]
> comentario que foi feito por você Felipe e estou com uma demanda de fazer
> um
> script para excerce exatamente essa função de redundancia e vi que o seu
> script pode ser bastante util. Estou ate criando um similar e desculpa até
> minha ignorancia eu gostaria de saber qual é exatamente o significado das
> vareaveis abaixo

> onde você coloco $GW? é o ip do Gateway pois reparei que você designa a
> interface qual é, e normalmente você designa ou a interface ou o ip do
> Gateway Gostaria muito de tirar essa duvida sera de grande utilidade.

coloquei em um script bash mais ou menos assim:

#!/bin/bash

. /etc/net-confs

ip route replace default scope global via $GW2 dev $EXTIF2

e nesse arquivo /etc/net-confs

#!/bin/bash

GW2=192.168.1.1 # gateway
EXTIF2=eth1

dá uma olhada nessa pagina de documentação:

http://www.linux.org/docs/ldp/howto/Adv-Routing-HOWTO/lartc.rpdb.multiple-links.html

foi dela que tirei!

> E outra seria perguntar se no seu script na hora q vc mando o comando:
> # ip route add default scope global nexthop via $GW1 dev $EXTIF1 weight $W1
> nexthop via $GW2 dev $EXTIF2 weight $W2
>
> o peso para cada rota foi o mesmo? ou não

sim foi sempre o mesmo, já que não mudou a capacidade dos links

assim que conseguir implementar (se conseguir!) eu explico melhor.