[GTER] RES: redundância ADSL

Obelix obelix at rbsturbo.com.br
Wed Jul 23 20:59:33 -03 2008

Eu já fiz load balance com links de operadoras diferentes e tive dois
problemas:
1) quando um dos link's cai?
Fiz um tracert para um lugar qualquer a partir de cada um dos links e vi
qual era o próximo hop.
Coloquei os dois links no ar e fiz uma rota estática para este "next hop"
direcionando para cada um dos links. Fiz um script que de minuto em minuto
pinga o next hop e se não obtiver resposta redireciona o trafego para o link
que continua em pé, e se voltar a pingar nos testes seguintes o script volta
o balanceamento. Nunca mais tive problema com as quedas de link.
2) Acesso a bancos?
Eu tive o mesmo problema que o nosso amigo Andre. Para resolver eu fiz um
redirecionamento por porta para que HTTPS (443) sempre saia por um único
link (não faça load balance dessas conexões).

Sinceramente, já fiz isso a um ano e nunca mais tive problema nenhum com
esse balanceamento.

Atc,

Alexandre Chaves