[GTER] redundancia ADSL

Gilberto Villani Brito linux at giboia.org
Wed Jul 23 16:34:00 -03 2008

Fui breve a acho que isso piorou as coisas.
Mas vamos lá...
Você tem 2 links de internet ADS, ou seja, somente um IP fixo para
cada link, por isso seus clientes vai sair com nat. Quem sair pelo
link1 vai sair com o ip X e quem sair pelo link2 vai sair com o ip Y.
Usaremos essa regra citada abaixo (ip route add default scope global
nexthop dev link1 weight 1 nexthop dev link2 weight 1) para
balancearmos o link.
Um usuário vai fazer uma requisição a um determinado site. A cada
clique ele pode sair por links diferentes, ou seja, vai sair com ips
diferentes, por isso, sites que prezam por segurança como bancos e
outros vão identificar esse problema e cortar a sessão de login. Por
isso tem que se aplicar roteamento por origem.
Sobre a queda de um link e a mudança de rota, a única alternativa é
criar um script que fica pingando os gateways dos links e se detectar
que um link caiu, muda a rota e assim vai.... Esse script roda no cron
de minuto em minuto.

Tudo isso é por experiência própia, se alguém souber uma solução
melhor sem rodar BGP eu gostaria de conhecer.

Abraços
--
Gilberto Villani Brito
Support Analyst - IBM