[GTER] AS e blocos IP

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Mon Jan 14 21:58:23 -02 2008

Não conheço bem o novo formulário que é de dezembro mas esta diferenciação
de ser ou não ISP só tem utilidade para v6, não se preocupe com esta
definição.

Acho que você está no calor deste problema da Embratel, que não acontece
todo dia, como o Rubens falou existem outras soluções que tem funcionado
muito bem. Cito também o OER da Cisco.
Hoje em dia tem uma moda de provedores pequenos querendo ANS/CIDR apenas por
status e "despachantes" vendendo o "produto", portanto não se preocupe se te
tratarem com preconceito.

Acho que o Lacnic continua fornecendo ASN para o Brasil, pelo menos até há
alguns meses fornecia, mas a desinformação é total.
Para ter ASN não é preciso ter bloco CIDR, basta ser multihomed.
http://www.lacnic.net/pt/registro/asn.html
Conheço quem começou com ASN próprio mas usando blocos de terceiros por um
bom tempo.

Quanto a não querem anunciar o /24 da operadora A se você quer realmente ter
sua rede própria, dependendo da sua distância e quantidade de tráfego, você
pode comprar apenas transporte da operadora B até um POP do provedor C que
esteja disposto a anunciar o bloco.

Se você for pequeno e distante pode criar um PTT local, utilizando ASN
privados, e trocar tráfego com os provedores locais, mantendo pelo menos
alcance regional no caso de uma falha ou problemas de performance, além de
economizar no custo do tráfego local.