[GTER] AS e blocos IP

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Jan 17 00:57:03 -02 2008

Eu também acho que /24 é pouco, só que /20 é muito. Basta comparar com os
outros RIRs. Poderia ser /22 ou /21.

Quanto ao seu ponto 1 não é verdade, muito pelo contrário. Com um bloco
grande como um /20 é possível que um ASN anuncie uma combinação muito maior
de /24  e outros prefixos  menores que /20.  Vi  um caso de um AS anunciar
3  prefixos diferentes para um mesmo IP de destino. Pode dar na telha do AS
dar um /24 para cada cliente e deixar cada um escolher sua rota
preferencial.

A escassez leva ao uso racional, se dependo da necessidade, o AS recebesse
um /22  ele não teria espaço para fazer estas brincadeiras e faria um uso
mais racional dos IPs usando recursos como NAT, proxy reverso e
virtualização.

Existem dois tipos de AS, os que ficam estagnados e os que crescem
rapidamente. Os primeiros solicitam a alocação mínima, independente do
tamanho e não pedem alocações adicionais, as vezes são abandonados ou nunca
são utilizados, os últimos solicitam de cara grandes alocações e se não o
fazem no início logo precisam de blocos muito maiores que o mínimo.

Portanto o número mínimo possível de anúncios de um AS não está relacionado
à alocação mínima do RIR, mas ao tipo do AS.

O item 2 é FUD. Todos os grandes internacionais aceitam anúncios de /24,
este é o padrão do mercado.

Os pequenos internacionais podem não aceitar, mas e daí? Eles são pouco
acessados e tem rota default. E é bem possível que tratem da mesma forma
todos prefixos estrangeiros, independente de serem /24 ou não. Ou ninguém no
Brasil similarmente usa tabela parcial? Conheço inclusive uma das quatro
maiores que usa.