[GTER] AS e blocos IP

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Mon Jan 14 09:07:18 -02 2008

Tukso,

Esta parte do texto esta um pouco confusa. Acho que o pessoal
do registro.br poderia reescrever este paragrafo para melhorar
a legibilidade.

Ja conversamos com os provedores e eles se recusaram a
anunciar um IP de um outro provedor, o que complica bastante
a nossa situacao, pois, pelo visto, nao ha a menor possibilidade de
conseguirmos um /24 proprio e teremos de partir para um bloco /20,
o que nao eh uma boa jogada para o registro.br, pois estariamos
trocando 2 blocos /24 alocados por apenas um....

Mas a questao nao e' a utilizacao de um bloco /24. Precisamos de
um ASN proprio. O bloco IP viria "por tabela". Fornecemos alguns
servicos essenciais para a populacao e ja sofremos horrores com
problemas em provedores. A proxima etapa envolve a criacao
de um AS para que tenhamos uma politica de roteamento
independente dos provedores.

Ja somos uma unidade "multi homed". O que falta eh o par
ASN/bloco IP e por o BGP para fazer o seu trabalho.

Os ASN nao seriam setados via "igualdade nos blocos dos
provedores A e B", mas sim por contrato especifico entre
nos e provedor A, e outro contrato entre nos e provedor B.