[GTER] BGP - Balanceando Saida seletivamente.

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Feb 20 06:18:46 -03 2008

> Certo, realmente, são apenas 88 prefixos. Então eu não tenho mesmo
> nenhum recurso em que possa balancear apenas os prefixos, terei mesmo
> que fazer uma politica manual e ir alterando os localpref?

Existem sistemas de suporte que pegam as informações de tráfego e
controlam o roteador alterando políticas de tráfego dinamicamente.

> Acabei de migrar esse ambiente pra openbgp, o que pelo menos
> facilitará não ter que ficar fazendo route-map. O heuristico nisso é
> que alguns prefixos são responsaveis por um consumo muito superior que
> os outros. Eu estava com medo dessa confirmação, não haver um recurso
> a não ser manualmente.

Eu não sei de nenhuma implementação free desse tipo de controle; há
tanto produtos comerciais que fazem isso, quanto features de
roteadores Cisco (OER - Optimized Edge Routing) que fazem isso sem
custo adicional (fora o de requerer feature licenses já normalmente
usadas por xSPs).
http://www.cisco.com/go/oer

Rubens