[GTER] Temperatura do Data Center.

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Tue Dec 23 12:24:35 -02 2008

Tenho uma telemetria que acompanha a temperatura. Caso ultrapasse 27ºC, os caras me ligam.
Tenho UPSs aqui que registram a temperatura também, mas a temperatura registrada é diferente pois ele fica bem próximo ao chão; o termômetro da telemetria fica no lugar mais alto da sala. A diferença chega a ser de 4ºC.

Há uns anos eu tinha um UPS APC Matrix com termômetro. Mas o bicho era muito velho. Eu arrumei as MIBs do APC e montei um MRTG que graficava a variação de temperatura e registrava os picos de luz, os brownouts, as sobrecargas e o load do bicho. Interessante para acompanhar a variação de entrada e temperatura ao longo do ano.

Sem refrigeração adequada, é certo que você vai perder equipamentos. Eu já perdi muito HD porque os bichos torraram com o calor. No meu caso, em 15 minutos saímos de 16º para 40º em cerca de 20 minutos.

Dá uma olhada nesse link, ele dá um panorama básico sobre refrigeração de datacenters"
http://www.apcc.com/solutions/display.cfm?id=9B0D4608-3B9B-4C4B-BB198BE92BB28D96

[]s
Marconi