[GTER] Temperatura do Data Center.

Helio Loureiro helio at loureiro.eng.br
Tue Dec 23 12:09:09 -02 2008

> Acabo de me inscrever neste grupo por acreditar que o mesmo é uma excelente fonte de conhecimento, troca de idéias e experiências.
>
> Já com o esse objetivo, gostaria de saber:
>
> Como vocês fazem o monitoramento da temperatura do data center de vocês?
>
> Qual a importância por monitorar, registrar e ser informado de alterações fora dos parâmetros aceitáveis?
>
> Já tiveram algum problema (entende-se prejuízo financeiro ou operacional)  causado a equipamentos por alta temperatura no Data Center?
>
> O grupo tem algum sistema que julga ideal para essa tarefa?

Alguns hardwares tem seu suporte especificado somente dentro de certas
condições, includindo temperatura.   Como exemplo, a Sun é
extremamente especifica para operação dentro dos limites entre 19 e
21°C.  Instalei um sistema de pré-pago no nordeste onde a temperatura
da sala era 22°C.  Tivemos de pedir uma exceção oficialmente à Sun
para operação, do contrário não estariamos cobertos pelo suporte da
mesma (a quantidade de massa de ar para resfriar 1° era imensa).

E assim vai.  Alguns equipamentos ainda exigem monitoração de umidade
em seus WLA para poder manter o suporte em caso de falhas.

Quem mantém o controle da temperatura da salas, em geral, é o pessoal
de manutenção física, mas em todos locais que trabalhei, sempre tinha
um termômetro (às vezes digital, às vezes analógico) para podermos
verificar a temperatura.

--
[]´s
Helio Loureiro