[GTER] RES: RES: Alguém está com problema na rota da Sky ?

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Sun Dec 21 23:38:26 -02 2008

O DNS te permite definir MXs secundários e atribuir preferências aos mesmos.
A maioria dos servidores de email respeita RFC, nas exceções se encontram
aqueles embutidos em código malicioso, mas estes não parecem ser muito
importantes. A princípio estes MXs usariam recursos diferentes, onde rede
pode ser um deles. O tempo de recuperação é próximo de zero caso seu backup
permaneça online.

Não me parece interessante fazer VPN all the way, entre outros motivos para
não aumentar o rtt  do tcp, seu recurso principal pode estar realmente
indisponível, etc... portanto, quando possível, é recomendável configurar um
servidor na outra ponta e sincronizar os dois.

Quanto ao tráfego não vejo qual o problema já que ambos transmitirão através
da VPN uma quantidade igual ou menor de dados, seja o MX ao enviar o email
já filtrado ou um proxy www reverso ao não fazer requisição de arquivos
inalterados.

WWW, no caso de DNS, normalmente se configura através de view. Demora um
pouco para fazer efeito e tem um tráfego residual depois, especialmente por
parte daqueles que não respeitam os prazos, mas é melhor do que nada.
Existem outras soluções mais elaboradas, mas este assunto redundância é
muito extenso e já foi debatido várias vezes no histórico da lista.