[GTER] RES: Alguém está com problema na rota da Sky ?

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Fri Dec 19 22:16:32 -02 2008

Isto também funciona no sentido inverso, é só criar zonas no seu servidor
DNS.

Sobre os tipos de problema discutidos neste thread, antes de tudo: Não sou
advogado e isso não é conselho legal, estamos apenas discutindo um assunto
de maneira informal, não tome qualquer decisão baseada nesta discussão sem
antes consultar um advogado.

Chega um ponto que a solução é a já mencionada anteriormente:
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-December/021056.html

Abra um chamado de problema (sem serviço ou serviço parcial) na operadora e
deixe aberto, até que o problema seja resolvido. Se achar que demorou acione
a Anatel, e entre em contato com o jurídico da sua empresa sobre a
possibilidade de: ressarcimento do tempo que durou o problema, suspensão do
contrato, ou cancelamento sem multa contratual.

Mas para isso é preciso acompanhar os tíquetes (evitando fechamento
antecipado) e registrar as evidências: medições, gravar ligações, anotar
nomes, datas, ...

Como disseram, não adianta reportar problemas do jeito que o atendimento de
primeiro nível consiga despachar, estes robozinhos não custam nada e a
empresa nem fica sabendo do seu real problema.

Para ir para frente você deve divergir um pouco do problema que sempre
empaca no primeiro nível, assim saindo do script de atendimento, ao mesmo
tempo que seu argumento ainda mantenha algum sentido, e de um jeito sério,
técnico e calmo de modo que o atendente que saiba apenas o ABC sinta-se um
incompetente para lidar com o assunto e passe o problema para frente (ou
demore muito tentando resolver um tíquete de interrupção para que seja
obrigado a escalar).

Não é "um pedido para instalar BGP", mas: "o serviço BGP parou", "seu
roteador parou de receber rotas", "seu IP está sendo bloqueado ao tentar
acesso", ... Nestas horas ter alguém que já configurou BGP para esta mesma
operadora também ajuda, pois ele consegue fazer uma configuração prévia
baseada em anteriores e reportar os problemas à partir daí (como se já
deveria estar funcionando e algo parou).

Não é "o site X que não está funcionando", para depois dizerem "o problema é
no site X senhor", mas "seu link está perdendo pacotes". Quando o robozinho
móvel chegar para o atendimento, você liga o notebook no celular/DSL e se
recusa a aceitar que o problema não é no site. Se ele desconversar que o
problema é na operadora X bata o pé que é o contrário, a operadora X é a que
está funcionando (pois funciona no seu DSL).

Você não o fará mudar de opinião nem você mudará a sua, mas ao menos seu
chamado continuará aberto, e você poderá contactar a Anatel. A mesma que
afirmou,  "só fiscalizar interconexão se for acionada", vou sugerir algo
semelhante para a vigilância sanitária, defesa civil e os guardas de
trânsito: "Quando morrer avise, ninguém recuperará seu prejuízo mas agora
você tem companhia para chorar. Mas só por alguns segundos, pois só limpamos
a área de desastre, depois temos que voltar a fazer nada." Ainda bem que,
pelo menos estes três últimos (não posso dizer pela primeira) fazem curso
para prevenir problemas antes que estes se tornem danosos.

Voltando ao assunto, não é seu "traceroute que pára no caminho", mas "sua
conexão que inicia e cancela após alguns segundos". O seu "tempo de resposta
não está alto" mas "suas conexões estão cancelando por timeout".

Enfim, este problema da Sky me cheira que alguém no caminho (uma dica: se só
uma tem problema as demais funcionam normal) configurou um filtro à partir
de um padrão que supôs existir. Só que a Internet não funciona baseada em
suposições pessoais, por mais que estes indivíduos as considerem muito úteis
ou livres de falha.

Em segundo lugar se tivessem entrado em contato com a SKY eles já poderiam
ter arrumado uma solução temporária, (enquanto outros se arrastam para
vencer a inércia proporcional ao peso) pois uma faixa de IP da mesma (na
qual se encontra 189.28.19.149) parece funcionar com todas, e configurar um
site com dois IPs é trivial.

Por último, se não quer problema com quem só dá problema, contrate
redundância, de preferência com contratos de consumo mínimo (variando o
volume por mês conforme a qualidade/preço). Se não entregam na sua casa,
comida entregue chega fria, arrume um engenheiro competente e crie sua rede
até o restaurante mais próximo.