[GTER] RES: PTT-R

Romaneli henrique at londrina.net
Tue Dec 9 15:00:29 -02 2008

Fico me duvida quanto ao objetivo da lista, mas vão lá meus 2 cents...

>No entanto montar o ptt com ajuda do NIC.br te dá mais suporte e
>publicidade, embora eles possam exigir alguns requisitos para tornar este um
>ptt oficial do NIC.br.

O foco é a NEUTRALIDADE.  Inúmeras são as
barreiras para que se viabilize um PTT.
Dentre elas a entrada de redes com maior trafego
que invariavelmente não desejam
uma conexão a um PTT sem garantias de capacidade tecnica e neutralidade.
Boa noticia é que o NIC.br apóia iniciativas percebidas como razoáveis.

>Quanto a reunir (geralmente por rádio) provedores de cidades próximas em um
>único local, de preferência bem conectado, aí sim seria um atrativo maior
>pois a operadora não precisaria bancar o custo individual de cada transporte
>inter-municipal cidade e o volume de tráfego poderia tornar viável o uso
>transporte regional um pouco mais caro. Além disso no caso do local ser bem
>conectado o custo do transporte regional torna-se bem mais barato.

Gostaria de simplificar a abordagem. A montagem
do PTT deve seguir os principios
de melhoria de latencia, disponibilidade de redes
e evitar passeios desnecessários
nas operadoras. Tendo isto, o beneficio agregado
seriam as oportunidades de acesso
a outros pontos de troca ou mesmo compras conjuntas de transito.
Afirmo isto por entender que se um provedor
sequer faz uma conexão ao seu vizinho
pelos objetivos acima, como passar para a fase seguinte ?

Importante é salientar que os beneficios tem que ser analisados no conjunto.
Esta abordagem de achar que peering = IP
praticamente gratis é um grande engodo.

Ouço falar de muitos projetos de integração, sei de alguns funcionando.
Agora esperar que o Governo; algum projeto de
lei; as operadoras nacionais; ou mesmo
o NIC.br venham a disponibilizar um PTT na porta ao lado do sua rede, somado
a conectividade aos demais PTTs, só pedindo para o Papai Noel.

Ligue para o seu vizinho/concorrente e conecte as
redes. Certamente encontrarão assunto
e motivos para o proximo passo.

Romaneli.