[GTER] RES: PTT-R

Julião Braga juliao at braga.eti.br
Wed Dec 10 10:22:42 -02 2008

NEUTRALIDADE é uma questão importantíssima!

Até porque, ela é o foco daqueles (países, por exemplo) que realçam o
significado da Internet. Políticos dos países centrais, mesmo em crise,
consideram a neutralidade da Internet um dos componentes vitais para que a
Grande Rede seja preservada, sob o cenário atual (e histórico).

PTT é fundamental para a neutralidade da Internet. Pelo menos, é assim que
entendo o ponto de vista do NIC.br em relação ao PTTMetro, que o caracteriza
inerentemente neutro. Só assim ele irá contribuir para a neutralidade da
Internet. Modelo portanto, mais que perfeito!

Interconecto com meu vizinho se ele contribuir em alguma coisa para a minha
rede ou para meus clientes. E, meu vizinho somente irá se interessar em dar
a conexão se eu der alguma contrapartida. Se não puder, pagarei caro, o que
pode inviabilizar a interconexão (e geralmente inviabiliza). Dai o PTT, onde
eu não somente terei contato imediato do terceiro grau com meu vizinho mas,
também, com todos os meus outros vizinhos incluindo os "vizinhos" do além
mar.Como benefício, terei latência baixa (no PTT ou na interconexão).

Certamente, viabilizar um PTT depende, somente, do interesse em trocar
tráfego. Criado o PTT com o objetivo de trocar tráfego, muitos se
beneficiarão com os serviços que nele serão agregados: trânsito, por exemplo
(rapidíssimo, em tese, pois é um dos objetivos inerentes ao PTT) e, até
mesmo transporte (interesse típico de quem faz PIX entre PTTs. Nesse caso, a
usabilidade de agregados reproduz acordos bilaterais.

PTT pressupõe interesses multilaterais, basicamente. Embora, como
anteriormente dito, se o PTT é forte, com muitos participantes, muitos
negócios com tendência a baixo custo, serão feitos, incluindo os acordos
bilaterais, claro.

Percebe-se hoje em dia, interesses regionais nos PTTs (aka, PTT-R).
Principalmente nos ambientes onde já há interconexão entre provedores. Um
terceiro (provedor de VoIP, de IPTV, etc., etc.) pode se interessar em
entrar nessa interconexão. Incluindo as concessionárias, se elas forem
espertas. Ai há uma tendência em formar um PTT-R. O cuidado que devemos
tomar é manter o princípio já quase perpetuado no Brasil, da neutralidade do
PTT. Provedores, empresas ou instituições, que não o grande responsável pela
governança da Internet brasileira, tomarem a iniciativa isolada, pode não
dar bons resultados a médio e longo prazos.

TTPA.

[]s, Julião

From: "Romaneli" <henrique at londrina.net>