[GTER] RES: BGP com a OI

Renato Frederick frederick at dahype.org
Mon Dec 8 21:39:20 -02 2008

Ah a OI... mal necessário em nossas vidas..

Sobre o BGP, se você abrir um chamado de link parado, o atendente robô do
primeiro atendimento vai passar sua ligação para um atendente robô que vai
ligar para você em alguns minutos. Daí você explica toda a história para
este 2o indivíduo e não fecha o atendimento. Algumas horas depois(se você
tiver sorte,senão alguns dias) um 3o indivíduo ligará de novo, talvez com um
pouco mais de noção do que é. Claro que ele vai receber uma informação
desencontrada, você terá que explicar tudo de novo. Normalmente quando o
chamado fica muito tempo aberto, creio que por SLA, eles escalam para níveis
mais altos e finalmente alguém que saiba o que você está falando liga para
você. Eu tenho usado esta tática com relativo sucesso.

O consultor tem horas que fica de mão amarrada, ele tem um time tão
desencontrado quanto que você tem no 0800. Aliás, o que falta na OI é poder
falar com alguém técnico em algum 0800. A voz de espanto quando você fala
"DNS REVERSO, BGP, OSPF, SNMP" para os robôs atendentes é hilária, se não
fosse triste.

Falando em BGP, tive um caso que ao ativarem um bloco /27, minutos depois o
antigo /26 ficou em loop em algum roteador deles, foram horas de inúmeros
chamados no esquema acima para conseguir de igual para igual o problema em
termos técnicos. Daí em 10minutos voltaram. A desculpa no relatório oficial
foi uma "falha em um equipamento no backbone".

Desculpem  o tamanho do email, mas serve como desabafo.