[GTER] RES: [Dúvidas VOIP] H.323 x SIP

Paulo Cesar Buerger paulo.buerger at gvt.com.br
Mon Dec 8 10:52:45 -02 2008

Tiago,

Vou dar minha opinião pessoal para alguns itens:

- Qual o protocolo efetivamente mais estável e confiável ?
Eu diria que seria mais interessante falarmos em termos de protocolo mais adequado. O Megaco é um protocolo mais adequado para grandes gateways, que trabalham na ordem de centenas de E1s ou mais. Não creio que ele seja o mais adequado para um solução corporativa; é mais comum você ver um softswitch utilizando esse protocolo para controlar grandes trunk gateways em ambiente de operadoras. O H.323 representa uma família de protocolos utilizados em telefonia IP. É uma especificação bastante robusta porém está em desuso; a tendência é que os fornecedores mantenham suporte a esses protocolos mais para manter sistemas legados.
O MGCP é um protocolo com certa semelhança ao Megaco porém vejo pouca utilização (se comparado ao SIP) tanto em ambiente de operadoras como em dispositivos menores (ATAs, telefones IP, etc).
O SIP é o protocolo que mais cresce em termos de desenvolvimento de aplicações. Como ele é orientado a texto (é um misto de SMTP com HTTP), fica mais fácil de se criar aplicações. O uso do SIP tem crescido exponencialmente.
Portanto, se você quiser um palpite, vá para o SIP.

- Alguma solução para indicar ?
Todos os fabricantes que você mencionou possuem competência para fornecer uma solução adequada para um sistema de telefonia IP corporativo. Eu sempre dou preferência àqueles que aderem ao máximo aos padrões previstos pelas RFCs. Nas suas pesquisas você irá perceber que muitos deles implementam os padrões porém usando particularidades proprietárias em seus protocolos.

- QoS ?
Essa é uma questão mais complexa e difícil de responder com exatidão sem conhecer as características e arquitetura de sua rede. MPLS não é muito minha praia.
Nós procuramos utilizar uma arquitetura DiffServ em nossa rede fazendo os devidos mapeamentos entre L3 e L2.

- Consumo, overhead e tamanho de cabeçalho variam muito ?
Você precisa tratar duas coisas de forma distinta quando fala de VoIP: sinalização da chamada e a mídia da chamada. A sinalização SIP, por exemplo, pode utilizar UDP ou TCP para transporte. E, de acordo com o tipo de mensagem, o cabeçalho SIP irá variar em tamanho. Porém, o volume de pacotes de sinalização, se comparado ao volume de pacotes de mídia, é muito menor em sua rede. A mídia é transportada normalmente pelo protocolo RTP que por sua vez usa UDP como transporte.
A banda requerida pela mídia irá variar significativamente dependendo principalmente de 3 fatores: o codec utilizado (G.711, G.729, G.723, etc); a tecnologia de L2 (ethernet, frame-relay, ATM, etc) e o tempo de "packetização" (10 ms, 20ms, etc). Um exemplo: codec G.729 / 20 ms em ethernet => banda consumida por chamada = 34,4 kbps (voz codificada/RTP/UDP/IP/ethernet). O mesmo G.729 / 20 ms ao trafegar numa arquitetura ATM = 42,4 kbps (voz codificada/RTP/UDP/IP/ATM).
Não estou considerando aqui técnicas de compressão de cabeçalho, etc que alguns fornecedores possuem. Existe possibilidade de se reduzir esses valores de banda com o uso dessas técnicas.

- Switches POE's
Não utilizamos esses switches. Acredito que os maiores fabricantes podem fornecer soluções de qualidade para sua necessidade.

- Uso de IPSEC
Não utilizamos IPSEC em nossa solução. Existem, porém, vários mecanismos além do IPSEC que podem prover segurança à sua solução. Dê uma olhada em algumas coisas tais como TLS na parte de sinalização e SRTP para a parte de mídia.

[ ]s,

Paulo