[GTER] Respeito aos participantes no GTER era: Re: Sprint x Cogent depeering

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Fri Dec 5 11:00:29 -02 2008

Pina,

[sequestrando sua mensagem para outro thread]

On Thu, Dec 04, 2008 at 06:56:51PM -0200, Antonio Carlos Pina wrote:
> Fred,
>
> Off-topic.

> Eu já troquei e-mails até bastante interessantes com o Tukso, que me
> trouxeram idéias, algumas discussões e diferenças de opinião, mas que sempre
> somam. Porém é dificil avaliar a imparcialidade nas opiniões de alguém que
> não se identifica. Principalmente em uma lista onde pessoas assinam nomes e
> se conhecem.
>
> Claro que ele tem todo o direito de anonimato, já que a lista não exige
> isso, mas eu pessoalmente fico desconfortável.

Como boa parte de nosso objetivo é operacional e com o histórico do
respeito profissional (na verdade a falta dele) por aqui eu vejo os
pseudônimos como uma forma válida de se resguardar e ainda assim poder
participar abertamente.

Não é a única forma, temos vários assinantes das grandes operadoras
por aqui só ouvindo (lurkers) ou os mais corajosos participando com
endereços válidos mas privados.

Para manter o grupo relevante temos que ser o mais inclusivos o
possível, e ai a política de inscrições ser totalmente aberta, mas
mantendo as discussões on-topic, dai a moderação para novos inscritos.

Esta aqui é a Internet e nós precisamos colaborar. Um pouco de
desconforto no anonimato eu até acho aceitável contanto que o mínimo
de respeito e cordialidade seja mantido e que as expectativas do
anônimo quanto a ser ouvido também sejam adequadas. Se não for assim
tenho dúvidas se conseguiremos manter a relevância deste grupo.

O que você e os outros muitos presentes aqui acham ?

> Grato.

[]s
Fred