[GTER] [Dúvidas VOIP] H.323 x SIP

Tiago Campos tiago.campos at gmail.com
Thu Dec 4 15:14:02 -02 2008

Boa Tarde!

Senhores,

                 Em minha empresa estamos querendo comprar uma solução de
telefonia IP para ser implementada em nossa corporação e gostaria de saber
quais os prós e contras de se implementar um protocolo de sinalização SIP,
H.323, Megaco e ou MGCP?

                 Minhas dúvidas são:

                 - Qual o protocolo efetivamente mais estável e confiável?
                 - Alguma solução a Indicar (Avaya, Nortel, Alcatel, Cisco)?
                 - Com relação a QoS, posso usar RSVP nos MPLS e IP
Precedence em minha Lan?
                 - Consumo, overhead, o tamanho do cabeçalho varia muito de
acordo com o meio?
                 - Switchs POE's, algum de qualidade a indicar para suportar
o IEEE802.3af?
                 - Alguém da lista utiliza IPSEC em sua telefonia IP?

Abraço,
Tiago C. Campos