[GTER] PTTs (era: Sprint x Cogent depeering)

Julião Braga juliao at braga.eti.br
Sat Dec 6 18:22:38 -02 2008

Prezado anonymous Tuckso,

Duas rápidas observações:

1. Por favor, não pense no silêncio. Suas observações são muito
interessantes, como o próprio Pina já afirmou. O desconforto, em lendo suas
produções existe. Faz parte da natureza do espírito humano e você sabe
disso. Por outro lado, é um desconforto passageiro.

2. Em meados de 2006, estive no NIC.br para conversar sobre a idéia de um
PTT-R.  E, a idéia foi muitíssimo bem recebida por lá. Não foi com o
Frederico e, imagino, ele nem saiba disso. Mas muitas outras pessoas tomaram
conhecimento do interesse do NIC.br (me parece, o Rubens, nesse momento em
lua de mel, sabia disso). Não havíamos detalhado o projeto, exceto por um
artigo genérico que escrevi a respeito, com a ajuda de alguns e evoluiu
depois, para um rascunho de projeto, com base em levantamentos geodésico que
foram feitos, envolvendo provedores nas proximidades (um raio de
aproximadamente 100 Km, incluindo a distância até o PTTMetro de Belo
Horizonte. O projeto não foi adiante, por culpa minha, imediatamente
envolvido em outras tarefas. Mas o mesmo grupo, interessado me procurou há
cerca de um mês para darmos sequência ao projeto, uma vez que estabeleceram
as conexões entre eles, etapa com maior investimento, viabilizado pelo
crescimento da demanda,  daquela época, até hoje. Pretendemos falar
novamente com o NIC.br sobre o assunto, novamente, já que boa parte dos
interessados já estão preparados, com seus ASs e maior demanda.

Neste "gap", muita coisa aconteceu. Por exemplo, os preços dos link passaram
de R$1.200,00/Mbps para R$500,00/Mbps. Curiosamente, a infraestrutura das
concessionárias melhorou em qualidade. Esse é o momento desse PTT-R, até
mesmo como experiência.

E esse grupo, que participa da lista GTER, deve ter adorado seus
comentários.

[]s, Julião