[GTER] Sprint x Cogent depeering

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Fri Dec 5 09:34:00 -02 2008

On Thu, Dec 04, 2008 at 09:49:35PM -0200, Tukso Antartiko wrote:

> [...]
> entrada de fibra de terceiros, ...
>
> Você usou o plural "grandes centros", mas se olhar bem os demais PTTs (fora
> SP) praticamente saturaram o potencial de tráfego local. E tem gente que
> ainda menospreza, não adianta pedir o corredor para correr e não dar água.
> Tudo isso já foi mencionado no link que postei.
>
> Alguns gigas de conexão entre os PTTs mais saturados é totalmente factível.
> Apesar de não ser caro talvez o CG nem precise desenbolsar nada, basta ser a
> instituição independente que organiza a caixinha.

Eu não vejo como esta sua idéia pode ser economicamente viável. Um PTT
só tem sucesso, o que pressupõem escalabilidade/estabilidade, se o
custo da banda for praticamente desprezível, e isto na prática implica
switch fabric único e para isto escalar acesso a meio físico. Vamos
ignorar os custos e necessidade de regeneração de sinal em longas
distâncias, nos aponte aonde estão as ofertas de meio físico entre
dois PTTMetro quaisquer de sua escolha para que esta premissa seja
mantida.

Expandindo um pouco a sua idéia com a "abundância de conectividade a
longa distância" modelos de negócio na linha do CIX/BANDEX/etc... que
se propunham a organizar "caixinhas" teriam sido extremamente bem
sucedidos e já teriam coberto o planeta.

> Este é mais um ponto onde
> discordo veementemente, mas pelo jeito o CG tem sua posição contrária
> igualmente forte.

Você está enganado até agora eu não vi o CG emitindo opinião alguma
sobre este assunto, se o seu modelo puder ser provado viavel não vejo
porque não ser adotado.

> [...]
> boa parte da demanda de tráfego.
>
> No restante a maioria dos provedores possui tráfego desbalanceado, não é
> incomum a proporção ser de dezenas de vezes. Para esta maioria não é preciso
> que o request e o response sigam o mesmo caminho, assim compra-se um link
> dezenas de vezes menor no Brasil (refletido proporcionalmente no custo) e se
> utiliza o mesmo para a finalidade (envio ou recebimento) que demande a menor
> quantidade de tráfego, portanto o acréscimo é sim apenas de (1 RTT
> internacional menos metade do RTT local). Livro e carro americano é tudo

Mesmo com tudo isto ainda assim a conta não me parece fechar... para
este raciocínio fazer sentido, só se o seu custo de transporte SP-MIA
for menor que o custo do transito/peering-pago com o monopólio X aqui
em SP. Não se esqueça dos custos de local-loops, hospedagem e
transito/peering nestas localidades proporcionando o outro path até o
AS X. Se quiser pode trocar SP-MIA por algo nas mesmas proporções.

Vamos parar de especular, conta somente para nós como fazer a conta de
padeiro ai acima fechar. Não se esqueça de enviar os contatos pois vai
ter muita gente interessada por aqui. Feito isto você promove
efetivamente a expansão da Internet no Brasi, concluimos com sucesso
este thread e eu me resigno calado a minha ignorância.

[]s
Fred