[GTER] Sprint x Cogent depeering

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Dec 4 13:13:12 -02 2008

2008/12/4 Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque

> Ao ler seu e-mail, entendi que você esperava uma postura e atitude
> reguladora por parte destes orgãos, o que não é o caso. Entendi errado, me
> desculpe.

Ok

> Me ative às informações contidas no texto, não as de outras ocasiões.
> Acho um bom gasto da verba do CG a coleta e divulgação de informações para
> ajudar na tomada de decisões.
>
> Não concordo em divulgação de pesquisa de preços, a la SUNAB (era Sarney,
> quem lembra?) por achar que não é o melhor uso dessa verba.
>
> Acho (emissão de opinião) que os próprios interessados nisso podem ser
> organizar e fazer isso de forma mais efetiva, pois preços de lista não são
> os normalmente praticados pelo mercado e um grupo organizado poderiam ter
> acesso mais facilitado aos preços de fato.

Quanto ao item VII apenas aproveitei a oportunidade que todas as obrigações
do CG foram citadas para adicionar um comentário também sobre esta.

Não vejo muita necessidade de detalhar por empresa, mas apenas apresentar
variações e categorizando as empresas de alguma forma. Exemplo, quanto ao
tipo ex.: monopolista, independente e internacional, quanto ao local ex.:
datacenter onnet, entregue no local, ...

As diferenças de preço são muito grandes, mesmo o preço de tabela serve de
referência, além disso a maioria das empresas que seriam diretamente
beneficiadas por este tipo de pesquisa seriam aquelas sem muita margem de
negociação que usam um vendedor "leitor de tabelas".

Além do fato das pesquisas evidenciarem as diferenças de forma que se possa
fazer uma análise independente das possíveis causas e soluções de tais
variações.

Fora isso há todo um trabalho educativo que poderia ser feito na divulgação
do resultado destas pesquisas e das "estratégias de implantação e
interconexão de redes" derivadas ou não das mesmas.

> Concordo e acho importante gastos com fomentos que façam sentido. Só não
> acho que qualquer gasto que se faça refletem em economia de escala, mas
> acredito que vc esteja se referindo apenas aos com PTT.

No caso da economia de escala, na maioria dos casos, é mais um ou nenhum. Se
não tem fibra em uma localidades e aparece UM cliente, o preço é X,
considerando o custeio inicial,  se já existe este UM cliente, o provedor de
serviço se torna muito mais maleável na hora de definir preços para outros
serviços. O mesmo ocorre com outros serviços contratados, ex.: suporte 24
horas on-site. O fato é que existe muito PTT, formado apenas por PIX
acadêmico, onde este PIX se encotra nesta situação sem suporte terceirizado
24h on-site e com conectividade ruim.