[GTER] Sprint x Cogent depeering

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Thu Dec 4 11:38:35 -02 2008

On Wed, Dec 03, 2008 at 09:06:42PM -0200, Tukso Antartiko wrote:

> Não entendi esta intervenção, se fosse qualquer que luta com o
> monopólio enquanto tenta sobreviver e soltasse um "Let's hope" desses,
> tudo bem. Mas alguém do registro.br? Registro esse que tem um
> orçamento de milhões e atende pelo nome de Comitê Gestor da Internet.
> Eu esperaria mais ação e menos "Let's hope".

O NIC.br tem papel bem claro de atuação na infra-estrutura lógica da
Internet no Brasil, atribuir a ele a suposta responsabilidade pela
infra-estrutura física das telecomunicações no país é uma colocação no
mínimo desinformada.

> O imbróglio do peering nacional, para não mencionar outros problemas
> (last mile, conexão e transporte caros), possui sua raiz em quatro
> (dizem que serão três) empresas monopolistas. Se o registro.br tiver
> interesse em resolver o problema não precisa reclamar na lista, basta
> agir na causa do problema.

Dá uma dica então de como agir pelo benefício da comunidade que não
seja pela coordenação e cooperação ? Promover a formação de novos ASNs
locais e fornecer a infra-estrutura necessária para que estes se
comuniquem me parece uma forma bem efetiva de agir.

Esta é uma lista de engenheiros, ou seja trata na prática do que é
possível de ser feito para melhorar a situação atual. Buscar aqui as
causas ou soluções para o problema dos monopólios regionais de
telecomunicação, apesar de interessante me parece que vai ser bem
ineficiente.

> Se o interesse não for tão grande assim há coisas muito mais simples
> que também ajudariam a interconexão das redes:
> http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-September/020315.html
> http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-September/020301.html
>
> Enfim, mas o que me motivou a responder foi esta crítica generalizada
> a quem usa tráfego internacional para acessar redes BR. Sei que a
> motivação pode se referir à troca de tráfego entre E e G, assunto de
> emails recentes, mas se conhece os motivos, ou conhece E, critique E e

Qual o objetivo prático de criticar a Embratel aqui ?

> não os que usam tráfego internacional apenas porque precisam
> sobreviver ao monopólio e preços/peering abusivos destas três.
> Monopólio este que muitos preferem fingir que não existe  o pecado
> capital da má qualidade da internet brasileira.

Por mais que exista um benefício econômico, o deserviço da adição de
300ms entre os clientes de quem faz isto e os do ASN X já me parece
mais do que suficiente para relegar o "pequeno" que opera desta forma
a continuar nesta condição.

Qual são as alternativa para isto ? Não me parece existir resposta
mágica e a forma que exploramos aqui é a colaboração mútua entre os
participantes.

Claro que não é a única, que tal você submeter um trabalho para o
próximo GTER apontando novos caminhos ?

[]s
Fred