[GTER] Sprint x Cogent depeering

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Thu Dec 4 09:57:51 -02 2008

2008/12/4 Tukso Antartiko <tukso.antartiko at gmail.com>

> Será que você não leu o link que me passou?

Li, leio os materiais que encaminho.
Ao ler seu e-mail, entendi que você esperava uma postura e atitude
reguladora por parte destes orgãos, o que não é o caso. Entendi errado, me
desculpe.

> O acompanhamento de I é só ficar olhando ou denunciar problemas
> apontando soluções, II está bem claro para mim. Quanto a VII repito o
> que disse em outra ocasião que o registro deveria se focar em divulgar
> informações que favoreçam a tomada de decisões, como pesquisas de
> preço, inclusive evidenciando as disparidades e buscando suas causas e
> gargalos, divulgando benefícios de determinadas estratégias na
> estruturação de uma rede e malefícios de outras, como não comprar
> internet entregue na sua porta.

Me ative às informações contidas no texto, não as de outras ocasiões.
Acho um bom gasto da verba do CG a coleta e divulgação de informações para
ajudar na tomada de decisões.

Não concordo em divulgação de pesquisa de preços, a la SUNAB (era Sarney,
quem lembra?) por achar que não é o melhor uso dessa verba.

Acho (emissão de opinião) que os próprios interessados nisso podem ser
organizar e fazer isso de forma mais efetiva, pois preços de lista não são
os normalmente praticados pelo mercado e um grupo organizado poderiam ter
acesso mais facilitado aos preços de fato.

Além disso, o registro.br faz sim gastos de fomento, um bom exemplo
> são os PTTs. E qualquer gasto que faça reflete também em economia de
> escala e formação de profissionais, resultando em menores custos e
> maior qualidade para os locais onde decida fazer estes investimentos,
> ponto já comentado no thread que referi no email anterior mas que
> aponto mais detalhadamente:
> http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-September/020302.html

Concordo e acho importante gastos com fomentos que façam sentido. Só não
acho que qualquer gasto que se faça refletem em economia de escala, mas
acredito que vc esteja se referindo apenas aos com PTT.

Abs, Gustavo Albuquerque