[GTER] Sprint x Cogent depeering

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Dec 4 09:37:34 -02 2008

On 12/3/08, Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque
<gustavo.albuquerque at gmail.com> wrote:
> 2008/12/3 Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com

> Tukso,
>
> Quando tiver um tempinho dê uma lida na portaria
> http://www.cgi.br/regulamentacao/port147.htm e decreto
> http://www.cgi.br/regulamentacao/decr4829.htm .
>
> O CGI.br e NIC.br não têm os poderes e atribuições que você, pelo conteúdo
> do e-mail acima, pensa.

Será que você não leu o link que me passou?

"com o objetivo de *assegurar qualidade e eficiência dos serviços
ofertados, justa e livre competição entre provedores*, e manutenção de
padrões de conduta de usuários e provedores, e considerando a
necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços
Internet no país, resolvem:

Art. 1°. Criar o Comitê Gestor Internet do Brasil, que terá como atribuições:

*I - acompanhar a disponibilização de serviços Internet no país;*

II - estabelecer recomendações relativas a: estratégia de implantação
e *interconexão de redes*, análise e seleção de opções tecnológicas, e
papéis funcionais de empresas, instituições de educação, pesquisa e
desenvolvimento (IEPD);

(...)

IV - recomendar padrões, procedimentos técnicos e operacionais e
código de ética de uso, para todos os serviços Internet no Brasil;

(...)

VII - coletar, organizar e disseminar informações sobre o serviço
Internet no Brasil; "

O acompanhamento de I é só ficar olhando ou denunciar problemas
apontando soluções, II está bem claro para mim. Quanto a VII repito o
que disse em outra ocasião que o registro deveria se focar em divulgar
informações que favoreçam a tomada de decisões, como pesquisas de
preço, inclusive evidenciando as disparidades e buscando suas causas e
gargalos, divulgando benefícios de determinadas estratégias na
estruturação de uma rede e malefícios de outras, como não comprar
internet entregue na sua porta.

Além disso, o registro.br faz sim gastos de fomento, um bom exemplo
são os PTTs. E qualquer gasto que faça reflete também em economia de
escala e formação de profissionais, resultando em menores custos e
maior qualidade para os locais onde decida fazer estes investimentos,
ponto já comentado no thread que referi no email anterior mas que
aponto mais detalhadamente:
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-September/020302.html